sexta-feira, 11 de março de 2011

Isabel Mourão - Danças Brasileiras (11/03/2011)

Oba, esse disco representa mais uma iniciativa fantástica da grande gravadora Marcus Pereira. Em seu afã por registrar o mais que pudesse da música brasileira, Marcus Pereira, dono de uma pequena gravadora, conseguiu realizar boa parte dos melhores e mais importantes registros da música brasileira. Aqui, em outra postagem do Acervo Origens, tem um pouco mais da história desse homem. Então, Marcus Pereira tinha mesmo a pretensão de fazer uma espécie de mapeamento da música brasileira, e esse disco certamente é parte importantíssima desse projeto. Ele selecionou composições representativas de uma série de danças brasileiras (como maxixe, jongo, lundu, congo, e outras), que foram gravadas por Isabel Mourão, uma das maiores pianistas brasileiras.  Paulistana, Isabel foi consagrada no Brasil e no exterior como exímia instrumentista. Ela conseguiu grande reconhecimento ao gravar, pela primeira vez, a obra completa para piano de Grieg (compositor norueguês do período romântico). Isabel sempre se dedicou à música brasileira. Por isso, era intérprete preferida de uma série de compositores, dentre eles Camargo Guarnieri. Linda música é Brasileira , de Alberto Nepomuceno (faixa 7, lado B), e brilhante é a interpretação de Isabel Mourão.


 Lado A

1-Frutuoso Viana (Corta jaca)
2-Francisco Mignone (Maxixando)
3-Francisco Mignone (Congada)
4-Francisco Braga (Os Lundus da Marquesa)
5-Osvaldo Lacerda (Baião)
6Guerra peixe (Cateretê)

Lado B

1-Lorenzo Fernandez (Jongo)
2-Ernani Braga (Tango brasileiro)
3-Villa Lobos (Miudinho)
4-Camargo Guarnieri (Dança negra)
5-Cláudio Santoro (Paulistana n°2)
6-Marlos nobre (Capoeira e côco I)
7-Alberto Nepomuceno (Brasileira)

5 comentários:

Leonel Laterza disse...

Sem palavras!
Lindo mesmo.
Vou baixar já!

Um recado pro Cacai: PARABÉNS! A IMPORTÂNCIA DESSE SEU ACERVO E DO SEU TRABALHO É INFINITA!

300 Discos Importantes disse...

Olá Cacai,

eu estava a procura deste disco há tempos. Ele estava na minha lista "não tenho" e hoje me avisaram que foi publicado aqui. Já coloquei a referência para o Acervo Origens: http://300discos.wordpress.com/2011/03/10/mp107-isabel-mourao-dancas-brasileiras-1978/ .

Gostaria, também, de lhe avisar que a faixa 4, "Os Lundus da Marquesa", está corrompida, tanto no arquivo disponibilizado no Rapidshare quanto no do 4Shared. Será que você poderia consertar?

Muito obrigado!

Cacai Nunes disse...

valeu Leonel !!
muito obrigado !!

300 discos, já troquei o link do Rapidshare. O 4shared está fora do ar. Assim que entrar, eu corrijo.

Obrigado pelo toque e um abraço

Cacai

Biancabis disse...

peça de colecionador!

Biancabis disse...

peça de colecionador!