O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Antonio Barros - O maior forro do Mundo (26/05/2011)

Antônio Barros é natural da cidade de Queimadas, na Paraíba, em 1930. Na infância, ele brincava de fazer ritmos em latas vazias. Aos dezenove anos, ele já atuava como pandeirista na rádio Caturité, em Campina Grande. Dois anos depois, foi para Recife, e continuou atuando no rádio como pandeirista. Nesse período, começou a compor e conheceu Jackson do Pandeiro, um grande amigo que trouxe inestimável apoio na vida pessoal e profissional. Jackson abriu muitas portas para Antônio Barros, e ele começou a gravar suas composições com ninguém menos do que Genival Lacerda, Zito Borborema, Luiz Gonzaga, Marinês, Trio Nordestino e o próprio Jackson do Pandeiro.
No ano de 1971, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, que veio a ser sua parceira na música e na vida. Ela ainda não trabalhava com música, apenas era apaixonada pela arte. Então, o casal começou a compor junto, e foi um sucesso atrás do outro, uma música melhor do que outra. Foram mais de setecentas obras gravadas pelos maiores intérpretes da música nordestina. Só para citar exemplos, são de autoria do casal:  Homem Com H, Por Debaixo Dos Panos, Bate Boração, como também as famosas Procurando Tu, Casamento Da Maria, Sou O Estopim, Amor Com Café, Forró Do Poeirão, Forró Do Xenhenhém, Óia Eu Aqui De Novo. No disco da postagem de hoje, ele canta as composições dela. Não tem jeito de ficar ruim. Aproveitem!!!


           Lado A

                  01-Segura o machucado
                (Cecéu)
            02-Rebenta o mocotó
                (Cecéu)
            03-Furrubiando
               (Cecéu)
            04-Caipora do mato
             (Cecéu)
            05-Brincar de esconder
                (Cecéu)
             06-Separação
                 (Cecéu)

             Lado B

       01-Modificação
          (Cecéu)
              02-O maior forró do mundo
(Cecéu)
03-De gente só a boca
(Cecéu)
04-Competição
(Cecéu)
       05-Recordando pau de arara
(Cecéu)
06-Espere por mim
 (Cecéu)

Nenhum comentário: