O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Três Séculos de Música Brasileira - Maxixes


1978 - Maxixes

Os maxixes do presente LP foram localizados principalmente em três arquivos: o de Evaristo Tavares de Coimbra (1878-1969), mestre da Banda Santa Cecília, de Pires do Rio-GO; do Mestre Henrique Castellari (1880-1949), regente da Banda Musical Saltense durante cincoenta anos, de Salto-SP; e o da Corporação Musical União dos Artistas, de Itu-SP.

Com recuperação, revisão e orquestração de Régis e Rogério Duprat, o Lp apresenta belas músicas, sendo algumas de compositores anônimos.
Destaco a faixa de abertura "João Lopes" e "Como é belo o Carnaval", ambas de anônimos.

Bom proveito !!

Cacai

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

4 comentários:

Anônimo disse...

caro cacai,
parabéns pelo seu blog, tanto em termos de iniciativa quanto em termos de espírito partilhador de tanta coisa boa da nossa música. confesso logo que estou largamente impressionado com a quantidade de arquivos e dados relacionados. para mim, em especial, que amo o folclore, é um prato cheio e bem temperado. obrigado, de verdade.
abraços.
s.

Anônimo disse...

Cara, 1 milhão de parabéns pelo blog..Cê não sabe o qto eu procurei algo assim voltado pra cultura brasileira de raiz... Espero que vc continue ainda por mto tempo esse trabalho... Valeu!!!!

Anônimo disse...

Vc deve imaginar como é defícil encontrar musicas assim de raiz e voltada pra cultura popular, a anos estava procurando esse disco q eu tinha lá em casa, herança do meu pai, hj estudo e danço folclore com adolescentes de risco esse blog pra mim foi de grande proveito pois, por falta de acervo, muitas vzs fica grndes trab pra trás por falta de boas musicas...

Um grade parabéns pela sua iniciativa de compartilhar com o mundo a fantastica musica brasileira!!!

OBG

Lucas Correia disse...

Muito bom o seu trabalho! Meus Parabéns!! Sou Lucas, carioca e estou fazendo um trabalho de cunho musicológico a respeito do Maxixe. Os materiais sonoros que estão disponíveis atualmente são poucos, o que torna esta pesquisa difícil. Tentei baixar o disco "Maxixes-Três Séculos de Música Brasileira" e o link deu erro. Caso, teria como disponibilizar novamente. Gostaria de manter contato com você. Meu e-mail é expressionista@yahoo.com.br. Um grande abraço!!