O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 3 de março de 2009

IX Encontro de Folia de Reis do DF


IX ENCONTRO DE FOLIA DE REIS DO DISTRITO FEDERAL 

Os três Reis Magos e sua jornada para presentear o menino Jesus; a devoção católica dos povos do centro-sul do Brasil; suas músicas, seus instrumentos e suas danças; a simulação, em 10 dias de celebração, da jornada dos Reis Magos. Estes são alguns dos elementos que compõem a bela festa de Folia de Reis, tradição vinda dos portugueses e adaptada, no centro-sul do Brasil, às estéticas e modos de fazer de nossa terra. Detentora de rara beleza, esta manifestação cultural genuína e tão disseminada vem ter um momento de elevação no IX Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal.

Com 20 grupos de folia de reis convidados de seis Estados e DF, além de diversos grupos visitantes, o Encontro busca produzir referenciais que mostrem a variedade dos cantos, danças, culinárias e estéticas das Folias de Reis de todo o Brasil, intentando propiciar aos foliões e ao público presente um grande evento em qualidade técnica, infra-estrutura, participação da população e de instituições do poder público. Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Estado de Cultura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER/DF, com a curadoria e produção do Clube do Violeiro, o evento integra o Calendário Oficial do Distrito Federal, conforme a Lei Nº 3.252, de 19 de dezembro de 2003.

Ao celebrar suas matrizes religiosas e campesinas, os Mestres Reiseiros e os foliões reafirmam e reforçam o valor que têm suas tradições, saberes e modos de fazer. Dessa forma, o IX Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal propicia, em seus 4 dias de realização, a valorização, o reconhecimento e o fortalecimento de tão bela manifestação cultural. Convocamos o público para alegrar, enfeitar e desfrutar esta grande festa!

 

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA - 05/03

19h – Abertura: - Representação da Chegada dos Três Reis Magos

19h – Encontro das Bandeiras

19h30 – Palco: Apresentação do Canto de Chegada pelas folias presentes

21h – Palco: Abertura Oficial (autoridades políticas e eclesiásticas)

22h – Palco: SHOW - ALMIR SATER (MS)

SEXTA-FEIRA - 06/03

9h – Roda de Prosa – Mestres Reiseiros: como manter a tradição?

12h – Galpão: Almoço dos Foliões

14h – GIRO CULTURAL pela Esplanada dos Ministérios

19h – Jantar dos foliões - Seguido de Bendito de Mesa

19h – Palco: Apresentação de Folias e Danças Populares

21h30 - Palco: SHOW – TÉO AZEVEDO (MG)

23h – Palco: SHOW – ZÉ MULATO E CASSIANO (DF)

 SÁBADO - 07/03

9h – Roda de Prosa – Folia de Reis e Políticas Públicas

9h – Oficinas: Danças (Catira, Lundu e Curraleira); Construções de Instrumentos de Folia; Brinquedos, Brincadeiras e Jogos Roceiros.

9h – Coreto: Apresentações Livres de Folias e Danças

12h – Galpão: Almoço dos Foliões seguido de Bendito de Mesa

12h – Palco Alternativo: CHICO LOBO (MG) – VANDERLEY E VALTECY (DF)– LUIZ FARIA E SILVA NETO (SP)

14h – Oficinas (continuação)

14h – Coreto: Apresentações Livres de Folias e Danças (interfaces)

17h – Palco: Apresentações das Folias e Danças Populares

19h – Galpão: Jantar dos foliões – seguido por Bendito de Mesa

20h – Palco: Apresentação de Folias e Danças Populares

22h30 – Palco: SHOW – ROBERTO CORRÊA (DF) e SIBA (PE) (Lançamento do CD Violas de Bronze)

23h30 – Palco: SHOW – ANDRÉ e ANDRADE (GO)

DOMINGO - 08/03

9h – Roda de Prosa – Folia de Reis: Memória e Registro

9h – Oficinas (continuação)

9h – Coreto: Apresentações livres de Folias e Danças (interfaces)

12h – Galpão: Almoço dos Foliões, seguido de Bendito de Mesa

12h30 – Palco Alternativo: PEREIRA DA VIOLA (MG) – CELINO & GERALDO (DF) –MOZART & MOACIR (GO)

15h – Palco: Encerramento das oficinas

16h – Coreto: Apresentação de Folias e Canto de Despedida

18h – Encerramento do Encontro com INEZITA BARROSO (SP), comemorando o Dia Internacional da Mulher, acompanhada do grupo de Folia de Reis Feminina de Vazante (MG). Abertura: Kleuton & Karen (GO); Rosa Branca & Canarinho (DF) e Caipira & Caipora (DF).

GIRO CULTURAL

Celebrando um momento histórico para o Brasil, ocorrerá no dia 06 de março um grande Giro Cultural na Esplanada dos Ministérios, promovendo a interação entre sociedade civil e o governo do povo, ambos emergentes de uma nova realidade política, social e cultural de nosso país. Contamos com a adesão de todos nesta bela celebração à pluralidade do povo brasileiro!

OFICINAS

As oficinas realizadas prezam pela transmissão dos saberes tradicionais, como a construção de instrumentos e brinquedos e de danças, como catira e lundu, no intuito de disseminação e preservação desses conhecimentos, além de estimular a relação entre mestres e aprendizes.

RODAS DE PROSA

A Roda de Prosa, em seu formato despojado e amigável, se mostra como um interessante instrumento de provocação e reflexão. É um espaço de dialogar, contar e ouvir histórias, conhecer-se e conhecer seus semelhantes, tendo sempre como propósito a troca. Durante o evento, três rodas serão realizadas, tendo como público os Mestres Reiseiros, os guias de Folia de Reis, representantes da sociedade civil e do poder público.

Entrada gratuita

Informações: 3301-1267 / 3301-5888
www.encontrodefoliadereis.com.br

Vejam uma prévia do que tem por lá:

Curraleira de Formosa


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo, venho comunicar-lhe q lhe indiquei ao prêmio dardos, visto que sempre visito seu blog!!
dá uma passada lá e confira a lista!
Abraços e continue assim!!!

http://reggaeomundo.blogspot.com/2009/03/recebio-um-selo.html