![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJr6Veuyf91pvkCYafWkG7eb2r8YB2sUwU77hFG195N6w6sDXrZnrducw1KBv2iiNzOE7FOVEDaaUZth5Mx9Ry6JKBu9a7h5Ht9LQpSbbmPetZpeiRNbKSmiAGPZ1L2ksfL3Tf6g/s320/Capa.jpg)
1971 - Bach na Viola Brasileira
Atendendo ao pedido do amigo MR (não tenho seu nome, pois foi assim que ele se identificou), aí está o Lp "Bach na Viola Brasileira" com Transcrições para Viola de Theodoro Nogueira e sendo Geraldo Ribeiro o solista na Viola Brasileira. Aliás, eu adoro o termo Viola Brasileira. É muito mais amplo e condiz com a pluralidade deste instrumento.
Abaixo descrevo algumas anotações que busquei sobre Theodoro Nogueira na Internet:
Embora nascido em Santa Rita do Passa Quatro, em 1913, onde iniciou-se na prática musical, Ascendino Theodoro Nogueira viveu e desenvolveu-se musicalmente em Araraquara, onde, em 1939, apresentou em público as suas primeiras composições. Deu prosseguimento ao estudo de violino com o mesmo professor de Altéia Alimonda, Torquato Amore. Estudou composição com Camargo Guarnieri. Correspondendo à sua origem e formação, Theodoro Nogueira tornava-se conhecido como um pioneiro na valorização da viola como instrumento a ser integrado na prática erudita. Se o instrumento já havia sido há muito objeto da atenção de pesquisadores no âmbito dos estudos de folclore, a sua nobilitação, ou melhor, a sua de-marginalização na criação artística ligou-se ao nome de Theodo
ro Nogueira. Havia, entre outras obras, composto um Concertino, para canto e piano, em 1958, além de Improvisos para violão (1958/9).
O compositor entrara também para a história recente da música sacra no Brasil, uma vez que, em decorrência dos impulsos que partiram do Concílio Vaticano II, compusera uma missa com texto em português, para coro a 4 vozes, duas flautas, dois violoncelos e uma viola caipira, obra que significativamente seria executada posteriormente na abertura do Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira (1981).
O papel pioneiro de Theodoro Nogueira no estudo técnico-musical da viola caipira, de sua prática de execução e de sua integração no repertório erudito foi salientado no programa do concerto de 1968. Lembrava-se que havia escrito o citado Concertino, os 7 Prelúdios para esse instrumento, já então gravados (Chantecler), e a missa com viola caipira.
Theodoro Nogueira escreveu um artigo chamado "Anotações para um estudo sobre a viola: Origem do Instrumento e sua difusão no Brasil". O artigo está no verso do LP e também pode ser lido clicando aqui.
Achei também um programa de Rádio apresentado pelo violonista Fábio Zanon e transmitido originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. Neste programa em especial, ele apresenta obras de Theodoro Nogueira, também executadas por Geraldo Ribeiro no Violão. Para ouvir, clique aqui.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLxoqofF_RXhl7WzLt9diNyDMQ3nxVhdFmh8m2KKXQGKGMojp_KEtiOhhji-E8Ad62s45R-msSkd4MBbVYxRsVle89ObXTMhlXJH8bWkj6-wy2cmhXVfpqD-HWsf6bHnhSSGHbHw/s320/Concerto+de+Viola.jpg)
Ainda disponho de outro Lp fundamental neste trabalho do Theodoro Nogueira com a Viola Brasileira, que é o "Concertino para Viola Brasileira e Orquestra de Câmara" onde também mostra-se os 7 prelúdios nos modos da Viola Brasileira. Neste outro LP, o solista é Antonio Carlos Barbosa Lima. Em breve, estará aqui no Blog.
Por enquanto, fiquem com o Bach na Viola Brasileira.
Bom proveito !!
4 comentários:
Extremamente maravilhoso!! Agradeço-lhe pelo LP raríssimo e pela disposição.
Obrigado.
Muito bom, nunca imaginei como a Ciaccona ficaria linda numa viola caipira
Incrível e delicioso álbum!
Obrigada!!! :o)
Parabéns violeiro! O Acervo Origens faz muito mais pela cultura brasileira do que muita "secretaria de cultura" por aí.
rsrs...
Postar um comentário