O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pixinguinha - São Pixinguinha - Reedição comemorativa ao "Projeto Pixinguinha" (05/04/2011)

Hermínio Bello de Carvalho escreveu uma vez: “Cada cultura ou religião tem seus mitos e fundamentos. Faço parte de uma confraria quase religiosa que cultua um Santo de pele negra, que tinha por hábito – e talvez missão – enternecer e melhorar a vida dos homens com sua arte divinal. Falo de Alfredo da Rocha Vianna Junior, mais conhecido por Pixinguinha. Para mim, seu devoto, será sempre São Pixinguinha”. Dizia isso com propriedade, porque ele foi o produtor do último disco gravado por Pixinguinha, no ano de 1971, dois anos antes da morte do mestre. O nome do disco era “Som Pixinguinha”. O conteúdo era exatamente esse do disco da postagem de hoje, que, em sua reedição comemorativa, recebeu o justo nome de “São Pixinguinha”. Ele traz algumas das dezenas de obras primas de Pixinguinha, com participações de Zé Menezes e Altamiro Carrilho. Este é um disco da maior importância para o Choro e para toda a música brasileira, para ouvir, portanto, com devoção.


Lado A

1-     1x0
(Pixinguinha-Benedito Lacerda)
2-    Desprezado
(Pixinguinha)
3-    O gato e o canário
(Pixinguinha-Benedito Lacerda)
4-    Samba fúnebre
(Pixinguinha-Vinicius de Moraes)
 5-    Gargalhada
(Pixinguinha)
6-    Urubatan
(Pixinguinha-Benedito Lacerda)
7-     Pula sapo
(Pixinguinha)

Lado B

1-     Carinhoso
(Pixinguinha-João de Barro)
 2-    De mal prá pior
(Pixinguinha-Hermínio Bello de Carvalho)
 3-    Odeon
(Ernesto Nazareth)
 4-    Samba do urubu
(Pixinguinha)

4 comentários:

Paulo Horta disse...

Parabéns pela ótima postagem dehoje. Pixiguinha realmente é demais. Paulo Horta/BH

gabrielf disse...

Boa tarde, parece que o link para baixar está desatualizado. Poderia, por gentileza, revisá-lo? desde já agradeço pela atenção.

Cacai Nunes disse...

Gabriel, Link corrigido.

Obrigado pelo alerta.
Abraços

Joaquim Albernaz disse...

Meus parabéns! Sempre importante resgatar nossos maiores valores no mundo das artes!