O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cananéia - Tradição Musical e Religiosa (26/04/2011)

De acordo com o dicionário do folclore de Câmara Cascudo, o termo fandango designa, no Brasil, o auto marítimo do ciclo natalino, encontrado em alguns estados nordestinos, e o baile sulista, encontrado no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O disco da postagem de hoje refere-se especificamente ao fandango realizado na ilha de Cananéia, no litoral paulista. Tal tradição musical não é apenas herança ibérica, mas tem também elementos da música indígena que já havia na região antes da chegada dos portugueses. O fandango é uma manifestação associada ao modo de vida caiçara; assim, as ocasiões em que ele acontecia eram ligadas ao calendário das atividades caiçaras, como, por exemplo, as puxadas de rede, os roçados, colheitas, e outros trabalhos coletivos. Em comemoração, e até como forma de pagamento, era oferecido aos trabalhadores um fandango, tipo de baile com muita comida. O contexto dos mutirões e de outros trabalhos coletivos perdeu considerável espaço, e praticamente desapareceu. O fandango, então, toma curso em outros lugares, como clubes de bailes, festas comunitárias, grupos artísticos e outros.
O fandango engloba diversas formas de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias. Normalmente, o fandango tem dois tocadores de viola, que cantam as melodias em intervalos de terças, um tocador de rabeca e um tocador de adufe. Alguns grupos têm violão e/ou cavaquinho, e outros instrumentos de percussão, como pandeiros, surdos e tantans. A maioria dos instrumentos é de fabricação artesanal, e a madeira mais utilizada é a caixeta. A viola do fandango é parecida com a viola nordestina; mudam o número de cordas, e há também a presença da turina, cantadeira ou piriquita, uma corda mais curta que termina no meio do braço da viola. O adufe é uma espécie de ancestral do pandeiro, que tem o couro propositalmente deixado mais frouxo, para obtenção de um som mais grave. Antigamente, o adufo era feito com couro de veado, cutia ou cachorro-do-mangue. Atualmente, é proibida a caça desses animais, então se uso o couro de boi ou bode.  O disco da postagem de hoje é um registro, feito em 1982, das cantigas do fandango paulista, interpretadas pela comunidade da Cananéia.


Lado A

1-Reiada de Cananéia-chegada
2-Reiada de Cananéia-despedida
3-Romaria do Divino Espírito Santo-chegada
4-Romaria do Divino Espírito Santo-despedida

Lado B

1-Terço cantado
2-Fandango (São Gonzalo – Queromana e Xinxará – Rufado – Andorinha)

Nenhum comentário: