Ôba, mais um disco do Quinteto Violado aqui no Acervo Origens. Tem outros dois disponíveis (A Feira e Antologia do Baião); nessas postagens tem também informações sobre a história e trajetória do grupo. Mas esse disco do Quinteto Violado é particularmente especial. Ele foi o primeiro do grupo, lançado pela gravadora Phillips, antes do Quinteto realizar as históricas gravações com a Marcus Pereira. A história da capa desse disco também é curiosa. Nesse mesmo ano (1972) uma banda de hard Rock inglesa, chamada Paladin, lançou o disco Charge!, com essa capa que vemos abaixo:
Reparem que é praticamente idêntica à capa do disco do Quinteto Violado. Quem fez a ilustração do disco do Paladin foi Roger Dean, um ilustrador que assinou as capas de dezenas de discos de bandas progressivas da década de 1970. Parece que a Phillips, gravadora do disco do Quinteto, usou o desenho e ainda introduziu nele algumas alterações, como o chapéu de cangaceiro do cavaleiro. Foi em uma turnê ao Japão que os músicos do Quinteto tomaram conhecimento dessa cópia, e, a partir daí, os relançamentos desse disco passaram a ter outra capa, com essas aves brancas voando.
Exatamente por isso, os LPs com essa primeira capa são raridades, peças de colecionador. Mas as músicas são as mesmas. Como foi o primeiro disco do Quinteto Violado, está repleto de clássicos, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Vozes da Seca e de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O destaque fica para o belíssimo arranjo de Asa Branca.
Lado 1
1-Asa Branca
(Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira)
(Marcelo Melo)
(Luciano Pimentel-Fernando Filizola-Toinho Alves)
5-Imagens do Recife
(Deda- Marcelo Melo-Toinho Alves)
Lado 2
1-Roda de ciranda
(Marcelo Melo-Toinho Alves)
2-Baião da garoa
(Luiz Gonzaga-Hervê Cordovil)
3-Acauã
(Zé Dantas)
4-Marcha nativa dos índios Quiriris
(Marcelo Melo-Toinho Alves)
(Luiz Gonzaga- Zé Dantas)
2 comentários:
Ouvir, Preservar e Admirar Quinteto Violado é um dos Máximos da Música Brasileira.
Olá! Poderiam re-upar essa maravilha?
Obrigado!
Postar um comentário