O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quinteto Violado (14/04/2001)

Ôba, mais um disco do Quinteto Violado aqui no Acervo Origens. Tem outros dois disponíveis (A Feira e Antologia do Baião); nessas postagens tem também informações sobre a história e trajetória do grupo. Mas esse disco do Quinteto Violado é particularmente especial. Ele foi o primeiro do grupo, lançado pela gravadora Phillips, antes do Quinteto realizar as históricas gravações com a Marcus Pereira. A história da capa desse disco também é curiosa. Nesse mesmo ano (1972) uma banda de hard Rock inglesa, chamada Paladin, lançou o disco Charge!, com essa capa que vemos abaixo:


Reparem que é praticamente idêntica à capa do disco do Quinteto Violado. Quem fez a ilustração do disco do Paladin foi Roger Dean, um ilustrador que assinou as capas de dezenas de discos de bandas progressivas da década de 1970. Parece que a Phillips, gravadora do disco do Quinteto, usou o desenho e ainda introduziu nele algumas alterações, como o chapéu de cangaceiro do cavaleiro. Foi em uma turnê ao Japão que os músicos do Quinteto tomaram conhecimento dessa cópia, e, a partir daí, os relançamentos desse disco passaram a ter outra capa, com essas aves brancas voando.


Exatamente por isso, os LPs com essa primeira capa são raridades, peças de colecionador. Mas as músicas são as mesmas. Como foi o primeiro disco do Quinteto Violado, está repleto de clássicos, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Vozes da Seca e de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O destaque fica para o belíssimo arranjo de Asa Branca.


Lado 1

1-Asa Branca
(Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira)
 2-Freviola
(Marcelo Melo)
 3-Santana
(Fernando Filizola)
 4-Reflexo
(Luciano Pimentel-Fernando Filizola-Toinho Alves)
5-Imagens do Recife
(Deda- Marcelo Melo-Toinho Alves)

Lado 2

1-Roda de ciranda
(Marcelo Melo-Toinho Alves)
2-Baião da garoa
(Luiz Gonzaga-Hervê Cordovil)
3-Acauã
(Zé Dantas)
4-Marcha nativa dos índios Quiriris
(Marcelo Melo-Toinho Alves)
 5-Vozes da seca
(Luiz Gonzaga- Zé Dantas)
 6-Agreste
(Fernando Filizola-Sando) 

2 comentários:

Sussuarana, H, SP, SP. disse...

Ouvir, Preservar e Admirar Quinteto Violado é um dos Máximos da Música Brasileira.

Unknown disse...

Olá! Poderiam re-upar essa maravilha?

Obrigado!