O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ely Camargo - Danças Folclóricas (28/10/2011)

 Esse é o segundo LP de Ely Camargo disponibilizado aqui no Acervo Origens. O primeiro, Cantigas do Povo, está disponível aqui, juntamente com um pequeno texto, que fala sucintamente sobre a vida e a obra dessa grande folclorista brasileira. O interesse pelo folclore, Ely Camargo adquiriu em função de sua infância em Goiás, antiga capital do estado, em que viu, nas festas locais, apresentações de grupos de Congos e Tapuios. Quando Ely foi morar em São Paulo, ela cantava as músicas que guardava de memória, aprendidas nas festas em sua cidade natal. Mas ela sentia que lhe faltavam informações. Ela chegou a gravar um LP com o pesquisador e professor Rossini Tavares de Lima, mas a falta dos registros das músicas tais como eram cantadas deixou a dupla com dúvidas sobre diversos aspectos das músicas, embora do disco tenha ficado lindo. Então, Ely resolveu ir a campo, e gravar in loco, nas festas populares, a maneira exata como as músicas eram elaboradas. Dessa pesquisa resultou em enorme acervo, que se encontra em poder da própria Ely, contendo entrevistas e gravações das músicas. A partir dessas pesquisas, Ely gravou vários LPs, sob orientação do Professor Rossini Tavares de Lima, com os temas folclóricos que coletou em sua pesquisa de campo. Um deles é justamente esse, da postagem de hoje. Então, aproveitem essa prazerosa aula de folclore brasileiro.


Lado A

                  01-Reisado Alagoano
                  02-Ciriri
                  03-Cateretê de Brejo Velho
                  04-Pastoril de Sergipe e Alagoas
                  05-Caiapó Paulista e Mineiro
                  06-Samba lenço
                  07- Boi Bumbá e boi

  Lado B

01-Cantiga de São Gonçalo
02-Querumana
03-Ratoeira
04-Dança do retiro novo e dança da caçada
05-Moçambique
06-Maracatú





Um comentário:

hell disse...

GENTE SOU O ERIK, PROFESSOR DE ARTE DA REDE ESTADUAL DE SP E QUERO PARABENIZA-LOS PELO TRABALHO MARAVILHOSO. NO BLOG CONSIGO ACHAR PEROLAS DA NOSSA MÚSICA E ASSIM CONSIGO LEVAR ESSES TESOUROS PARA MEUS ALUNOS. OBRIGADO MESMO... AXÉ...