O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Banda de Pífanos de Caruaru - 1973 - Vol.II - (31.08.2010)

Olá amigos do Acervo Origens.

A partir de hoje, começaremos um intenso trabalho de postagens de discos aqui. São discos que compro em sebos, e, por isso, a maioria deles não é facilmente encontrada por aí. Então, de hoje em diante, por um ano, tenho o compromisso de postar um disco por dia, cinco discos por semana (porque, nos finais de semana, até Deus descansou), quatro semanas e meia por mês; isso, ao longo de doze meses, dá mais de 250 discos para vocês. Junto com o disco, trago alguma informação sobre o artista, sobre as circunstâncias em que o disco foi gravado. Tentarei contextualizar os discos, para que as pessoas possam avaliar a importância de determinados artistas em suas épocas e contextos, porque, muitas vezes, os fatores extra-musicais interferem na música, explicam muita coisa e nos permitem entendê-la melhor.

Para começar com o pé direito, selecionei o segundo disco lançado pela Banda de Pífanos de Caruaru. Aqui no blog já tem um disco dessa banda (gravado em 1979, depois que a Banda já tinha alcançado grande sucesso), e lá tem um pequeno texto sobre a banda e sua história.
Esse disco que disponibilizo agora é mais antigo, gravado em 1973. Vejam que o grupo ainda não utilizava o nome “Banda de Pífanos de Caruarú”, e sim “Zabumba Caruaru”.  Esse disco traz a essência das bandinhas de pífano nordestinas, com a instrumentação convencional (zabumba, caixa, surdo e pífanos), tocados do modo típico. A maioria das músicas é de autoria de Sebastião Biano, um dos tocadores de pífano. O repertório passeia por vários ritmos, desde o baião, é claro, passando por frevo (que é linda, por sinal, a música Frevo no Mato), marcha e até valsa. Há músicas cantadas, mas boa parte é instrumental. A percussão é genial, fazendo levadas criativas e com pressão; as flautas, virtuosísticas e extremamente precisas. Não é à toa que artistas consagrados da MPB piravam quando ouviam essa bandinha.
O valor desse disco que posto aqui é ainda maior quando consideramos um fato, triste, porém verdadeiro, que diz respeito à carreira dessa admirável bandinha. Depois do sucesso, até por necessidades financeiras, a Banda de Pífanos de Caruaru perdeu algumas de suas características originais. O pesquisador  Carlos Eduardo Pedrasse, da UNICAMP, afirma que um dos discos mais recentes, “Tudo isso é São João” , de 1999, tem apenas uma música de autoria da banda. A morte, por infarto, de Benedito Clarindo, um dos integrantes mais antigos da banda, em 1999, contribuiu também para que o conjunto perdesse muito de suas características melódicas e harmônicas. Segundo ele, a série de transformações incluiu instrumentos eletrônicos nas gravações, mas não procurando uma simbiose com o estilo dos pífanos,  e sim para dar a impressão de salão de forró. Pedrasse escreveu uma dissertação de mestrado sobre a Banda de Pífanos de Caruaru. Ele traz informações interessantes, como a origem do nome pífano, que é alemã: “pfeiffe”, “silffler” ou “pfefer”, que significa  assovio ou sopro. Uma pena que não consegui um link para acessar a dissertação dele. Mas tem outra dissertação de mestrado sobre a Banda de Pífanos de Caruaru,  denominada “Significações Sociais, Culturais e Simbólicas na Trajetória da Banda de Pífanos de Caruaru e a Problemática Histórica do Estudo da Cultura de tradição Oral no Brasil”, de Cristina Eira Velha.  Esses textos acadêmicos são legais porque passam por um rigoroso controle de fontes, além de serem fruto de muitos anos de pesquisa. Então, a informação que eles trazem é de grande valor.

Aproveitem!
Bandinha de Pífano Vol 2  Zabumba Caruaru

Lado A

1 – Cavalinho cavalão (Onildo Almeida)
2 – Zefinha das Camoranas (Onildo Almeida)
3 – Bem-te-vi (Onildo Almeida)
4 – Alvorada (Sebastião Biano)
5 – Balança meu bem (Sebastião Biano)
6 – Frevo no mato (Sebastião Biano)

Lado B

1 – Mulher dengosa (Sebastião Biano)
2 – Bendito Padre Cícero (Sebastião Biano)
3 – Repicar do Pífano (Sebastião Biano)
4- Vaidade (Sebastião Biano)
5 – A furtada (Sebastião Biano)
6-Despedida de novena (Sebastião Biano)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR


7 comentários:

BozoDel disse...

EEEIITA LASCA!!

Luana disse...

Meu pai tem uns 300 discos. Se precisar de alguma relíquia dessa (e ele tiver)ou algo do tipo, é só falar!

nilson araujo disse...

Bela raridade.
Já estou baixando.
Valeu!

Unknown disse...

Beleza de disponibilização.
Raridade da gõta serena!
Valeu!

Cacai Nunes disse...

É isso aí, gente !

Vamos aproveitar !
Fico feliz que nosso material está agradando.

Abraço
Cacai

Pedro Lisboa disse...

Infelizmente não consegui baixar!!!! No Mega está aparecendo a mensagem:
O arquivo que você está tentando baixar não está mais disponível.

O que posso fazer????

Cacai Nunes disse...

Link atualizado !
Pode meter bronca !