O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Estreia do Programa Acervo Origens na Rádio Nacional Fm 96,1

O Acervo Origens é um dos programas que passará a integrar a grade da Rádio Nacional Fm a partir do dia 28 de agosto. Produzido e apresentado pelo violeiro Cacai Nunes, o programa vai ao ar aos sábados às 19 horas e é resultado da parceria da EBC com o músico e a Associação Cultural Ossos do Ofício.

O Acervo Origens é um Blog na Internet onde Cacai Nunes agrega toda sua pesquisa na música regional brasileira e disponibiliza para download, Lp’s de sua coleção, gravações em pesquisa de campo e shows ao vivo de artistas da cultura popular brasileira e outros que utilizam destes elementos para fazer música com sua própria identidade.

Desde 2006 no ar, o Blog recebe visitas de vários países do mundo inteiro. É gente interessada em (re) descobrir a música brasileira, seus registros musicais e compositores já conhecidos e outros até então desconhecidos. Lá, é possível conhecer um pouco da obra de Gordurinha (compositor de Chicletes com Banana e Súplica Cearense), de Camafeu de Oxossi, figura lendária na Bahia dos anos 60 e ouvir choros, modas de viola, forrós e registros exclusivos feitos em pesquisas de campo que Cacai realiza pelo Brasil. 

Cacai Nunes acredita que com esta parceria, o maior beneficiado será o público brasiliense, pois estará diante de um conteúdo que valoriza a memória musical brasileira, e estabelece vínculos com a nossa identidade cultural.

SERVIÇO

Estreia do Programa Acervo Origens
Sábado, dia 28.08, às 19h 
Rádio Nacional Fm 96,1 mhz

Você também pode ouvir ao vivo pela internet em http://www.ebc.com.br/canais/radios/radio-nacional-fm-brasilia/nacional-fm.m3u.
Após a veiculação na rádio, o Programa estará disponivel no Blog www.acervoorigens.com

2 comentários:

Unknown disse...

Quem ganha não é só o pessoal de Brasília, não. Ganhamos todos nós, desse imenso Brasil.
Nunca é demais a divulgação da nossa cultura.
De artistas que a juventude de hoje desconhece mas que precisa conhecer.
Parabéns ao Cacai por mais essa conquista!
Dia 28 já está na minha agenda para ouvir pela internet.
Que essa parceria seja interminável.
Abraços
Nilson Araújo
Sala Nordestina de Música

Unknown disse...

Cunhadoooooooooo,to ouvindo na internet!!!!!!
Parabeeeeeeennnnsssss
arrebenta aiiiiiiii!!!!!
Pietro ta ouvindo a MUKICA que tio cacai ta tocando!!!!!
bjoooooo